Criada em 1990, em São José dos Campos, a Cia Teatro da Cidade desenvolve trabalhos que reúne busca de linguagem, rigor técnico, pesquisa continuada e montagem de peças que contribuam com a formação de público. Tornou-se uma referência nos estudos da Narrativa e do Nô, teatro clássico japonês, linguagem utilizada há mais de uma década em suas montagens. A companhia trabalha com diretores convidados como Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Darcy Figueiredo, Moisés Miastkwosky, Atul Trivedi e Roberto Mallet, além de Claudio Mendel, fundador e integrante do grupo.
A parceria com os grandes autores brasileiros Luís Alberto de Abreu (Maria Peregrina e Um Dia Ouvi a Lua), Samir Yazbek (Almas Abaixo de Zero), Calixto de Inhamuns (Sonhos Roubados – Um Melodrama Dell´Arte) para o desenvolvimento de processo colaborativo na dramaturgia, também se tornou uma característica forte do grupo. Por meio dessas parcerias e encontros, a Cia Teatro da Cidade busca um teatro que dialoga com o popular e o erudito, a tradição e a contemporaneidade, e o universal e o regional brasileiro.
Considerada uma das companhias mais importantes do interior de São Paulo, já produziu 21 espetáculos, percorreu diversas cidades do país e conquistou mais de 100 prêmios em festivais e mostras de teatro no Brasil.
A companhia também é responsável pela formação de boa parte de técnicos e atores que atua em São José dos Campos e cidades da região do Vale do Paraíba, além de vários profissionais que trabalham na capital paulista.
Em 2000 abriram sua sede – Centro de Artes Cênicas Walmor Chagas (CAC) espaço que hoje é um importante ponto de cultura independente e escola profissionalizante de São José do Campos.
Nossa Estrutura
O CAC está localizado na região sudeste de São José dos Campos, no bairro Jardim da Granja. O espaço consta com uma sala de ensaio com estrutura de luz, som e comporta cerca de 60 pessoas. Além de biblioteca, camarim, terraço com churrasqueira (área aberta), bar-café e secretaria.
O espaço possibilita a execução de diversas atividades artísticas como apresentações teatrais, apresentações de dança, palestras, shows solo e apresentações musicais, exibições de filmes, eventos interartes, exposições, oficinas de diversas modalidades, grupos de estudo, reuniões etc.